
Durante toda a ascensão de Hitler ao poder, a repartição da Coca-Cola sempre esteve apoiando o então governante alemão. Tanto foi assim que a Coca-Cola GmbH (Alemanha) foi patrocinadora dos Jogos Olímpicos de 1936, na Alemanha. A associação da empresa com o nazismo era tão forte que, invariavelmente, sempre que uma revista local exibia uma fotografia do Führer na capa, a Coca-Cola GmbH publicava um anúncio na contracapa.
Em 1941, a empresa já não podia mais importar dos Estados Unidos o xarope que continha os componentes 7X e Merchandise #5. Empreendedora como sempre, a empresa inventou uma nova bebida - dessa vez feita especialmente para os nazistas, batizada de "Fanta".
Inicialmente, a Fanta continha soro de leite, um subproduto do queijo, e fibra de maçã, mas os ingredientes variaram durante a guerra. Apenas em 1943, mais de 3 milhões de garrafas de Fanta foram vendidos na Alemanha nazista.
A história do nome do refrigerante é curiosa, pois foi escolhido em um concurso para os trabalhadores da fábrica da Coca na Alemanha, e era pedido que eles expressassem sua "Fantasie" (palavra em alemão que significa "fantasia"). Joe Knipp, um vendedor, gritou, "Fanta!" e foi o vencedor do concurso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário